Lábios Azul


LÁBIOS AZUL” é uma série de seis ilustrações que serve para prestar homenagem àqueles que se entregam a causas universais, e são ridicularizados, ofendidos, humilhados, desconsiderados e/ou perseguidos.

Activistas obstinados a lutar por uma sociedade mais justa contra todo e qualquer género de censura. Daí os lábios estarem pintados a azul, como referência ao “lápis azul” que tanto censurou em Portugal durante quatro décadas.

Malala Yousafzai é uma activista paquistanesa. 12 de Julho de 1997 — Mingora, Paquistão.

Julian Paul Assange é um activista australiano, programador de computador, jornalista e fundador do site WikiLeaks. 3 de Julho de 1971 — Townsville, Austrália.

Greta Ernman Thunberg é uma ativista ambiental sueca. 3 de Janeiro de 2003 — Estocolmo, Suécia.

Ai Weiwei é um artista chinês, designer arquitectónico, artista plástico, pintor, comentarista e activista social. 28 de Agosto de 1957 — Pequim, República Popular da China.

Marielle Franco foi uma socióloga e política brasileira. 27 de Julho de 1979 — Rio de Janeiro, Brasil | Assassinato: 14 de Março de 2018, Rio de Janeiro, Brasil.

Henrique Luaty da Silva Beirão é um rapper e activista luso-angolano conhecido pelo seu activismo em prol da liberdade de expressão, democracia e luta anti-corrupção. 19 de Novembro de 1981 — Luanda, Angola.


REF. TÉC. 280x177mm — 300 Gr. IOR // Bic Preta + Acrílico (azul) + Vinho.

David Gama © 2020